Cuidados para instalar prótese sobre implante
A prótese sobre implante é um tipo de componente protético que é parafusado sobre o implante que pode ser feito na mandíbula e no maxilar, atuando sobre um ou dois dentes, assegura ao paciente uma melhor mastigação e melhor saúde bucal. Existem dois tipos de próteses sobre implante, a removível e a fixa. A fixa, que é parafusada sobre o implante deverá sempre ser removida pelo dentista. Já a removível, overdenture, pode ser retirada pelo paciente para higienização. A precondição para a instalação de prótese sobre implante é ter a boca cuidada e preparada por completa por profissionais, o principal deles sendo o periodontista.
Qualquer pessoa com uma boa condição de saúde pode ser candidato a reposição de dentes ausentes. Existem condições onde poderá haver a reposição de todos os dentes superiores e inferiores. Pode-se dizer que a quantidade de implantes depende de cada caso. O benefício imediato é na melhora instantânea da capacidade de trituração dos alimentos. Confira mais vantagens:
- Restabelecimento da função do sistema mastigatório;
- Pessoas com implantes podem mastigar com quase a mesma força que os dentes normais;
- Nos casos de defeitos estéticos o ganho com a reposição dos dentes melhora até a autoestima dos pacientes;
- A estabilidade das próteses dentárias é uma grande vantagem do procedimento.
No caso das perdas dentárias unitárias, a escolha pelo implante é a opção mais adequada pois, dessa forma, evita-se a destruição das coroas dentárias dos dentes vizinhos para se realizar uma ponte fixa, que é a segunda opção para reposição de dentes ausentes unitários.
Prótese sobre implante e o resultado estético
Qualquer pessoa que usa dentaduras sabe o quanto os dentes são importantes. A perda dos dentes também pode produzir mudanças faciais levando ao envelhecimento precoce. Com os implantes colocados o mais breve possível após a extração dentária, evita-se a perda precoce de osso dos maxilares.
A taxa de sucesso dos implantes chega praticamente a totalidade dos casos, podendo depender da localização e da qualidade do osso onde o implante é colocado e da correta indicação do mesmo. Ocasionalmente alguns implantes fracassam e algumas pessoas dizem que houve rejeição, sendo que o que ocorre, de fato, é uma não-integração óssea.
- O paciente deve esperar entre três e quatro meses para implantes colocados na mandíbula;
- O tempo na parte superior sobe para entre quatro a seis meses na maxilar;
- Pesquisas têm sido feitas com a finalidade de diminuir o tempo de espera;
- Novas tecnologia permitem até que os dentes sejam instalados juntamente com os implantes.
Atualmente, os procedimentos cirúrgicos para instalação de prótese sobre implante são feitos sob anestesia local e inalatória. Quando a anestesia passa, mais ou menos três ou quatro horas depois, pode haver algum desconforto, sendo que o seu nível vai variar conforme o caso.
Custo e duração da prótese sobre implante
Em muitos casos os implantes são cobrados de acordo com o número de parafusos instalados e do padrão das próteses conectadas. o custo final dependerá diretamente de decisões do paciente e do profissional. Sobre a duração vai depender de diferentes fatores sendo difícil estabelecer um prazo.