Saiba como é o tratamento de cárie
Uma das razões mais comuns que leva as pessoas ao consultório odontológico e que atinge crianças e adultos é a procura por tratamento de cárie. Essa inflamação dentária é bastante comum devido ao fato de que a higiene oral nem sempre é feita com a frequência e com a qualidade necessária, e a ingestão de alimentos e de bebidas açucarados demasiadamente contribuem para a grande quantidade de pessoas em busca de tratamento de cárie.
E ao chegar ao consultório odontológico, uma pessoa que busca tratamento de cárie será avaliada pelo dentista e então possivelmente será orientada a se submeter a uma obturação, que é quando o especialista remove o tecido afetado pela cárie – inflamação que em geral se encontra em uma camada mais superficial do dente – e a recobre com um material que pode ser resina, amálgama, ouro ou porcelana.
Já se o tratamento de cárie for procurado quando o processo inflamatório estiver mais avançado e tiver acessar uma área mais interna do dente, possivelmente será indicada a realização de um tratamento de canal, que é quando o especialista anestesia a região a ser tratada e acessa a área próxima da raiz do dente e remove por meio de uma drenagem o conteúdo inflamado. E após eliminado qualquer vestígio de infeção, o dentista supre o espaço vazio com um material odontológico próprio.
Passo a passo da obturação: tratamento de cárie
Algumas pessoas sentem medo de ir a clínica do dentista, por receio de sentir dor durante os procedimentos. Entretanto, hoje em dia, esses temores são infundados já que há diversos recursos, como a própria anestesia, para amenizar qualquer desconforto que o paciente possa sentir ao longo dos procedimentos, e assim o dentista possa trabalhar tranquilamente. E quando se fala da obturação, que é o mais comum tratamento de cárie, confira como ele é realizado:
- É possível que o dentista utilize um gel chamado “Papacárie”, que amolece a carie e assim facilita a remoção do conteúdo danificado, sem causar dor;
- A cárie também pode ser removida com o auxílio de uma broca dentária;
- Há ainda a possibilidade de eliminação da cárie via laser;
- Feita remoção, há uma higienização do local com o auxílio de uma cureta ou de um motorzinho;
- É colocada uma resina para preencher a cavidade;
- E para o acabamento, lixa-se e ajusta-se a altura do dente.
O que acontece após a obturação
Se uma pessoa se submeteu ao mais comum tratamento de cárie e se houve a necessidade de aplicação de anestesia local, ela sairá do consultório com a sensação de boca dormente que durará por algumas horas, mas se foi utilizado o gel para amolecer a cárie e não houve a necessidade de anestesia, não haverá qualquer sensação estranha.
As únicas recomendações são para evitar mastigar alimentos duros logo após o procedimento, manter uma boa higiene bucal para evitar novas cáries e manter uma rotina de visitação ao consultório odontológico para a realização de limpezas e de check-ups.